Diz-se que em 21 dias se cria um hábito e que em 90 se estabelece um estilo de vida.
Aproveitamos o início de um novo ano para lançar 6 resoluções de ano novo, daquelas que não custam assim tanto, mas que fazem tão bem ao nosso planeta.
Janeiro é o mês ideal para começar uma nova rotina. Há alguma coisa na primeira semana do ano que nos faz querer mudar. Por isso mesmo, é o mês perfeito para começar a introduzir novas rotinas, criar novos hábitos que se tornarão num novo estilo de vida mais verde e sustentável.
1-A expressão desperdício zero não se refere apenas a “lixo”, mas também ao desperdício de comida, ou às atividades do dia a dia que podem levar a mais consumos de materiais que são desnecessários. Diga por isso adeus aos sacos de plástico descartáveis, adeus às garrafas de uso único. A palavra de ordem em é “zero waste”. Pegue na garrafa de água reutilizável, no saco de pano das compras e aproveite para experimentar comprar a granel. Leva para casa apenas a quantidade que necessitar, sem desperdícios.
2-Sabia que a 22 de março se celebra o Dia Mundial da Água? Então, nada melhor do que aproveitar este mês para reduzir o consumo e o desperdício de água. Instale torneiras redutoras de caudal e coloque uma garrafa com peso dentro do autoclismo para reduzir a quantidade de água que é gasta em cada descarga. Pode, ainda, tirar mais partido das máquinas de lavar a louça e a roupa, e desligar a água enquanto escova os dentes ou enquanto se ensaboa.
3-Sabe o quão fácil é reciclar? É tão fácil como dizê-lo. Comecemos pelo mais fácil: separar as embalagens dos produtos que consumimos e de seguida levá-las até ao ecoponto mais perto.
O que costuma fazer à roupa que já não utiliza? Sabia que ela pode ser reciclada? Aqueles contentores que se encontram nas ruas servem para depositar roupas que já não usamos e as que já não estão em condições de reutilização podem ser encaminhadas para uma reciclagem específica, podendo depois incorporar, por exemplo, colchões, enchimentos de sofás, bancos de automóveis.
4-Trocar todas as lâmpadas de casa por LEDs de baixo consumo. Se ainda não o fez, avance. Sabia que ao substituir as lâmpadas de sua casa por LEDs pode poupar até 10€ em eletricidade por ano, por cada lâmpada além dos LEDs, há outras pequenas ações que permitem reduzir o consumo de energia, especialmente aquele mais silencioso e invisível, como o consumo em standby.
5-Usar menos o carro! Utilizar transportes públicos é sempre uma opção mais amiga do ambiente. Evita o trânsito, a emissão de gases que provocam o efeito de estufa e ainda consegue aproveitar o tempo para ler ou ouvir audiobooks ou podcasts, quem sabe sobre ética ambiental, pode também optar por andar mais de bicicleta ou a pé. Seja elétrica ou não, lembre-se de que há sempre um veículo de duas rodas que o pode transportar sem emitir CO2: a bicicleta. Para quem não é fã, pode sempre experimentar as trotinetas elétricas que se multiplicam pelas cidades ou optar por ir a pé.
6-Arranjar um cantinho verde! Pode não parecer, mas criar um pequeno jardim ou uma pequena horta em casa (nem que seja na varanda) é uma forma de nos conectarmos mais com a natureza. Ter um cantinho para ervas aromáticas é fácil, pois são das plantas mais simples de manter e permite-lhe beneficiar de refeições mais saborosas sem ter de comprar.
Copyright © 2023 - HEN - Serviços Energéticos | Powered by webIQ