Chegado o verão chega também o problema de sempre: como suportar a onda de calor sem gastar muito dinheiro? A escolha parece óbvia: o famoso ar condicionado. Contudo, a utilização deste equipamento tem muito que se lhe diga.

Utilizado para o arrefecimento dos espaços, o ar condicionado representa cerca de 16% do consumo energético de uma habitação. A pensar nisto, reunimos alguns truques e dicas para quem pretende otimizar a sua utilização.

 

Aposte no isolamento

Quanto mais bem isolada estiver a divisão mais fácil será climatizar o espaço uma vez que não se verificam fugas de calor ou frio.

 

Feche portas e janelas

Além das portas e janelas, feche também as cortinas ou persianas, evitando a entrada de calor ou frio excessivos e potenciando a eficácia do seu equipamento, que vai conseguir climatizar a divisão mais rapidamente, consumindo apenas a energia necessária.

 

Utilize o temporizador

Ao definir o tempo de funcionamento do aparelho vai evitar esquecimentos e utilizações e gastos desnecessários.

 

Desligue o equipamento

Parece óbvio, mas a verdade é que muito facilmente nos esquecemos dos aparelhos ligados mesmo quando não estão em funcionamento.

 

Atenção às temperaturas

Evite mudanças de temperatura acentuadas, uma vez o consumo energético aumenta 7% cada vez que aumenta a temperatura em apenas 1ºC. A temperatura ideal da sua casa deve rondar os 18ºC e os 22ºC.

 

Aposte na manutenção

É importante limpar os filtros e certificar-se que as laterais e o fundo do equipamento estão desobstruídos a cada seis meses. Se mantiver esta regularidade, o ar condicionado vai ajudá-lo a melhorar a qualidade do ar e a eliminar fungos e bactérias responsáveis por alergias e outras doenças respiratórias.

 

Posted by hen